Há quem ama e não viva sem. Há quem torça o nariz. Mas o azeite, visto até agora como coadjuvante na cozinha brasileira, vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros.
E não poderia ser para menos. O azeite traz inúmeros benefícios para a saúde e tem tudo para se tornar o protagonista da alimentação. Isso porque, o azeite é rico em gordura monoinsaturada, necessária e indispensável no organismo para manter diversas funções dentro do corpo. Além disso, é rico em ômega 3, ômega 7, ômega 9 e ômega 6 e vitaminas lipossolúveis (A,D, E e K), importantes oxidantes.
Conheça outros 10 motivos para inserir o azeite em sua dieta.
1. O azeite ajuda a prevenir arteriosclerose, derrame e câncer; protege o coração, o cérebro, a parede do estômago quanto a agressores externos; possui ação nutritiva para pele – inclusive protegendo contra o envelhecimento -, cabelos e unhas; ajuda a reduzir gorduras abdominais; auxilia no bom funcionamento do pâncreas e melhora a saúde dos ossos.
2. Alguns nutrientes do azeite têm poder anti-inflamatório e auxiliam os neurotransmissores cerebrais, contribuindo para a melhora no quadro de hiperatividade em crianças.
3. O azeite é um dos principais alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas , que ajudam a conter o mau colesterol (LDL). Quando consumido de forma moderada, o azeite é capaz até de reduzir as taxas do colesterol ruim e aumentar as taxas do colesterol bom.
4. O azeite pode substituir os analgésico: 50 g de azeite equivale a um décimo de uma dose de analgésico ibubrofeno, tornando esse óleo um anti-inflamatório. Na medicina popular, o azeite também tem sido utilizado para diversas funções como reduzir dores musculares e ressacas, além de servir de laxante e ser afrodisíaco e sedativo
5. O azeite também pode ser usado como uma opção para dar mais vida aos cabelos. O truque é simples: Aplique o produto em temperatura morna nos cabelos e envolva os fios com uma toalha aquecida ou toca térmica. Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos normalmente. É ideal para quem vive com os cabelos no cloro da piscina, ou pegou um dia de sol forte na praia e mar.
6. O azeite de oliva tem ação antioxidante por conter vitaminas poderosas que dão uma força para manter a pele longe das rugas. Os antioxidante contidos no azeite são tão fortes que as árvores oliveiras são capazes de regenerar e autoproteger seus galhos e frutos.
7. O azeite facilita a digestão e absorção de nutrientes, incluindo importantes vitaminas lipossolúveis.
8. Uma pesquisa da Universidade de Bordeaux, na França comprovou: usar regularmente o azeite no cardápio reduz em 41% o risco de derrames.
9. 20 ml de azeite extra virgem suprem 20% das necessidades diárias de vitamina E, uma vitamina antioxidante, que combate os famosos radicais livres.
10. O contato do azeite de oliva diretamente na pele pode proporcionar uma elasticidade e suavidade invejável.
Agora que você já sabe algumas das vantagens de inserir o azeite em sua dieta, saiba que o ideal é usar, no máximo, duas colheres de sopa por dia e que, quanto menor a acidez do azeite, maior é o valor nutricional. Isso significa que o melhor azeite para se consumir é o extra virgem porque é a primeira prensagem da azeitona, a frio, e vai ter acidez de no máximo 1%.
Valores Nutricionais do Azeite de oliva
Quantidade por 100 gramas
- Calorias 884
- Lípido 100 g
- Gordura saturada 14 g
- Gordura poliinsaturada 11 g
- Gordura monoinsaturada 73 g
- Colesterol 0 mg
- Sódio 2 mg
- Potássio 1 mg
- Carboidrato 0 g
- Fibra dietética 0 g
- Açúcar 0 g
- Proteína 0 g
- Vitamina A 0 IU Vitamina C 0 mg
- Cálcio 1 mg Ferro 0,6 mg
- Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0 mg
- Vitamina B12 0 µg Magnésio 0 mg